PDF Imprimir E-mail

 


PALESTRANTES


 

Katia Isabelli de B. Melo de Souza

Doutora em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el entorno digital - Universidad Carlos III (2010), mestre em Memória Social e Documentos pela Universidade do Rio de Janeiro (1993) e graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1983). Membro do Conselho Editorial da Revista Cenário Arquivístico, da Associação Brasiliense de Arquivologia; analista legislativo - Câmara dos Deputados e professora adjunta do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília - UnB. Autora do livro: Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho.

 

Eliezer Pires da Silva

Graduado em Arquivologia, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Memória Social, professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e arquivista do Arquivo Nacional.

 

Ana Lúcia Do Carmo

É Arquivista formada em 2005 pela Universidade de Brasília - UNB. Especializou-se em Arquitetura e Organização da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais em 2010 e atualmente é Mestranda em Ciência da Informação pela mesma Escola. Atuou no Tribunal de Justiça de Goiás como arquivista de 2007 a 2009. Arquivista da UFMG desde 2010, atua no momento como Vice-Diretora da Diretoria de Arquivos Institucionais - DIARQ, Coordena o Projeto Organização dos Documentos Arquivísticos do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFMG e compõe a Comissão Central Permanente de Avaliação de Documentos da UFMG.

 

Júnia Terezinha Morais Ramos

Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalha na Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG. É graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduada em Arquitetura e Organização da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Comissão Central Permanente de Avaliação de Documentos Arquivísticos. Coordenadora do Projeto Organização dos Documentos Arquivísticos do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFMG.

 

Da esquerda para direita: Leandro Negreiros, Cíntia Arreguy e Welder Silva.

(Da esquerda para direita: Leandro, Cíntia e Welder)

Leandro Ribeiro Negreiros

Graduado em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Analista Legislativo (Bibliotecário) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde atua na Gerência-Geral de Gestão de Processos e Normatização. Professor assistente do curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais até agosto de 2013.

Cintia Aparecida Chagas Arreguy

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). É professora assistente da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem experiência nas áreas de Arquivologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos, gestão de documentos eletrônicos,  ensino e currículos de Arquivologia, difusão de acervos e história regional.

Welder Antônio Silva

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG e Mestre em Ciência da Informação (UFF/IBICT). Possui especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (UNESA) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Analista Legislativo - Arquivista - da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e professor assistente do Curso de Arquivologia, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG.

Wendell Lopes de Assis

Formado em Arquivologia pela Universidade de Brasília - UNB e cursando a especialização no nível de mestrado na Escola de Ciência da Informação da Universidade de Minas Gerais UFMG. Foi técnico Administrativo da Polícia Federal, no arquivo da Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada, em 2004; Analista em Administração Pública, especialidade em Arquivologia.

 

Lorena Stephanie de Camargo

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e pós-graduação em Administração de Projetos com ênfase em Análise de Negócios e da Informação (2015). Atualmente é Coordenadora de Arquivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

 

Thiago de Oliveira Vieira

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos - PPGARQ/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2007). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Arquivista do Arquivo Nacional, exercendo a função de Supervisor da Equipe de Documentos Sonoros. Membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Tem experiências profissionais na área de gestão de arquivos audiovisuais e sonoros.

 

Yuri Mello Mesquita

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em História pela UFMG (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Belo Horizonte e História Ambiental. Presta serviços em arquivos desde 2004 e em digitalização de documentos desde 2005. Trabalha no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte desde 2007 e é Diretor da instituição desde 2013.

 

Augusta Aparecida Cordoval Caetano

Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora de Gestão de Documentos no Arquivo Público Mineiro. Coordenadora de vários projetos no Arquivo Público Mineiro, com destaque para a coordenação do Projeto de Elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos: Plano de Elaboração de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo para o Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.



PALESTRANTES DOS MINICURSOS


 

Cibele Ramos Lima

Pós-graduada em Moda, Cultura da Moda e Arte pela Universidade Federal de Juiz de Fora, professora do curso de Extensão em Consultoria de Imagem, Moda e Estilo da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e professora de Consultoria de Estilo do Pronatec/Coltec/UFMG em 2013. Possui formação em Consultoria de Imagem, Moda e Estilo pela CENEX/ UFMG, curso de formação pelo Senac/MG e pela Escola Stillo Consultoria. Jornalista formada pelo UNI-BH, publica artigos e matérias sobre Moda, Imagem e Estilo em revistas, blogs e jornais de grande circulação. Atua como booker e produtora de moda na Agência Azure Models. Consultoria de Imagem no mercado há cerca de oito anos, com experiência em análise de biótipos, coloração pessoal, adequação aos estilos universais, closet cleaning, inventário, coordenação de closet e personal shopper.  Idealizadora da fanpage e site Medida do Encantamento e palestrante sobre a importância da imagem pessoal no mundo corporativo e na construção de carreiras.

 

Antonia Dolores Belico Soares de Alvarenga

Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, pela UFMG. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora universitária nas áreas de Administração de Empresas, Negócios Internacionais e Logística. Professora Orientadora do II Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais- UFMG/MG. Sólida experiência em negócios internacionais, com atuação há mais de 30 anos em empresas de grande porte e destaque mundial. Consultora em logística e administração geral com ênfase em elaboração de diagnósticos e planejamentos estratégicos. Capacidade de liderança, habilidade em negociação, capacitação e formação de pessoas. Sete anos de experiência internacional na Europa, Estados Unidos e África. Atualmente é professora substituta nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Jourdan Pereira

Físico certificado pela UFMG;

Professor de cursos pré-vestibulares e escolas particulares de BH;

Autor de material didático para vestibular;

Experiência de mais de 20 anos em acompanhamento escolar personalizado;

Experiência em supervisão escolar;

Formação em Coaching pelo IBC;

Estudos e aplicações em Física Quântica.

 

Shirley Martins

Psicóloga certificada pela Newton Paiva;

Formação em Coaching pelo IBC;

Experiência Recursos Humanos;

Experiência em orientação profissional;

Experiência com atendimento psicológico com crianças e adolescentes.

 

Ricardo Monteiro

Formado em Administração de Empresas, é especializado na área de Gestão Eletrônica Documental – GED, atuando nesta área a 25 anos. Gerenciou projetos de microfilmagem e digitalização de arquivos na Europa durante 12 anos, tendo estado à frente de projetos como o “Projeto Resgate”, onde foram microfilmados e digitalizados mais de 5 milhões de documentos do período em que o Brasil foi colônia de Portugal, cujos originais se encontram no Arquivo Histórico Ultramarino em Lisboa. Conferencista em diversos Congressos Nacionais e Internacionais na área de microfilmagem / GED ( INFOIMAGEM, IBGI, ANA, FENALAW, entre outros). Integrante da Comissão Técnica da INFOIMAGEM de 1999 até 2009. Possui artigos publicados em revistas especializadas em Gestão Documental. Participação ativa em feiras nacionais e internacionais, sempre ligadas a área do GED  (CEBIT, AIIM SHOW, DMS, IFLA CONGRESS, entre outros). Em 1996 fundou a Scansystem Ltda, empresa ligada à área de equipamentos e soluções de microfilmagem e digitalização de documentos, ocupando hoje o cargo de Diretor de Vendas.

 

Maximilian Adelmann

Formado em Engenharia de Produção pela FEI, é especializado na área de suporte técnico para  scanners e softwares para Gestão Eletrônica Documental – GED, com especial destaque para os scanners planetários e robotizados. Nos últimos anos, tem gerenciado a implantação e treinamento de operadores de importantes Projetos de Digitalização em diversas Instituições Públicas e Privadas, tais como as Bibliotecas Digitais da UNESP e a BN Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Participação ativa em feiras nacionais e internacionais, sempre ligadas à área do GED  (CEBIT, AIIM SHOW, DMS, IFLA CONGRESS, entre outros). Participação ativa em treinamentos internacionais sobre os mais diversos tipos de scanners e softwares de captura e tratamento de imagens. Em 1996 fundou a Scansystem Ltda, empresa ligada à área de equipamentos e soluções de microfilmagem e digitalização de documentos, ocupando hoje o cargo de Diretor Técnico.

 

Ronaldo C. Ravaglia

Formado em Técnicas Digitais pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro em 1986, iniciou sua trajetória profissional em 1987 na ICHTUS – tradicional fabricante de equipamentos para comunicação de dados do Rio de Janeiro. Em 1991 passou a trabalhar na ACECO – empresa especializada no ramo de Arquivos Deslizantes e Salas-cofre para Data Centers. No ano de 1993 iniciou a representação comercial da TELOS no estado do Rio de Janeiro, para comercialização de Arquivos Deslizantes e insumos de arquivamento, alcançando o cargo de Gerente da filial Rio. Em 2006 associou-se a um grupo de amigos e parceiros com objetivos em comum, que criaram a TECNOLACH, atualmente a maior fabricante de sistemas para arquivamento e armazenamento deslizante da América Latina. Hoje é o Diretor de Desenvolvimento e Marketing. Impulsionados pelo sucesso desta experiência como fabricantes de equipamentos, em 2009 criaram a AMBIANCH, atualmente uma das empresas líderes de mercado no segmento de Divisórias Piso-teto com alto padrão de acabamento para ambientes corporativos. Em 2010 foi a vez da FLOORINCH, empresa criada para desenvolver soluções técnicas em Pisos-elevados com propriedades inéditas e exclusivas. Dando continuidade ao empreendedorismo, criaram também a MOBILACH – empresa especializada em mobiliário corporativo e técnico –, a FILETECH – fornecedora de suprimentos e insumos para arquivamento –, e a SPARCH – especializada em fornecer soluções para proteção e segurança física de acervos especiais e museológicos.


MEDIADORES DAS APRESENTAÇÕES


 

Renato Pinto Venâncio

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica - RJ (1982), mestrado pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne (1993) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). É professor na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, assim como Pesquisador do CNPq. Entre 2004-2008 foi Consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Entre 2005 e 2008 dirigiu o Arquivo Público Mineiro, também atuando como Editor da Revista do Arquivo Público Mineiro. Entre 2007-2008 foi Consultor Científico da UNESCO, no Comitê Nacional Memória do Mundo. Entre 2006-2008 foi membro da Seção Brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental - COLUSO -Conarq/Arquivo Nacional. Foi, ainda, responsável pela coordenação da implantação do Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIA-APM) http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/. Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da legislação arquivística, financiada pelo CNPq-Bolsa Produtividade, e é diretor da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

 

Carlos Alberto Ávila Araújo

Diretor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Pós-doutor pela Universidade do Porto, doutor em Ciência da Informação, mestre em Comunicação Social e graduado em Jornalismo pela UFMG.

 

Ivana Denise Parrela

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (2002) e doutorado (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora de Arquivologia do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do curso desde 2014. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: arquivo, museu, memória, ação cultural, educação patrimonial e história de Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Cintia Aparecida Chagas Arreguy

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). É professora assistente da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem experiência nas áreas de Arquivologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos, gestão de documentos eletrônicos,  ensino e currículos de Arquivologia, difusão de acervos e história regional.